25 de julho de 2011

Mano mantém base em convocação após Copa América









Pouco mais de uma semana após a eliminação da seleção brasileira nas quartas de final da Copa América, o técnico Mano Menezes convocou nesta segunda-feira a equipe para o amistoso contra a Alemanha, marcado para o dia 10 de agosto, em Stuttgart. E ele optou por manter a base do grupo que disputou o torneio na Argentina, mas chamou algumas novidades como o volante Ralf, do Corinthians, e o zagueiro Dedé, do Vasco.
Do grupo que foi convocado para a Copa América, o goleiro Jefferson, o lateral Adriano, o zagueiro Luisão, o volante Sandro e os meias Jadson e Elano ficaram fora da lista divulgada nesta segunda-feira. Mas veteranos como o zagueiro Lúcio e o goleiro Julio Cesar, ambos da Inter de Milão, que tiveram desempenho irregular na Argentina, voltaram a ser chamados. Assim, foram mantidos 17 dos 23 jogadores que disputaram o torneio.
Mano também manteve no grupo os dois jovens astros do futebol brasileiro, o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Neymar, apesar do apelo santista para que eles não fossem convocados neste amistoso. O técnico Muricy Ramalho chegou a pedir publicamente para que os jogadores ficassem fora da lista da seleção, porque o jogo contra a Alemanha acontece no mesmo dia em que o Santos faz o clássico com o Corinthians pelo Brasileirão.
"Nunca reclamei de convocação (quando era técnico de clube) e sei que jogadores têm como objetivo estar na seleção, assim como os técnicos. Em relação a adiar jogos, não é da minha área. Cada um precisa fazer sua parte. Esse jogo que acontecerá agora (entre Santos e Corinthians) já estava em outro lugar na tabela (seria em 19 de junho), quando o Santos estava jogando a Libertadores e nem tinha relação com a seleção. Sei que a CBF fará de tudo para fazer o melhor possível, mas existem outros 19 clubes na Série A que também precisam ser respeitados", disse Mano, ao justificar a presença de Neymar e Ganso na lista.
Enquanto Neymar e Ganso foram chamados, o também santista Elano ficou de fora da lista. Mas Mano garantiu que sua ausência não tem relação com o Santos ou com o pênalti perdido pelo jogador na decisão diante do Paraguai. "Não vou ficar pensando no problema dos outros. Não tenho necessidade de não convocar jogadores de nenhum time. O Elano não fez tantos jogos assim com a seleção, ele era parte de algo que queríamos para a Copa América, pela experiência. Também não tem relação com as cobranças de pênalti diante do Paraguai. É uma questão de opção", avisou.
Apesar de ter mantido a base, Mano também convocou algumas novidades: assim como Ralf e Dedê, o volante Luiz Gustavo, do Bayern de Munique, foi chamado pela primeira vez para a seleção. Enquanto isso, o meia Fernandinho, do Shakhtar Donetsk, o meia Renato Augusto, do Bayer Leverkusen, e o atacante Jonas, do Valencia, ganham outra oportunidade com o treinador.
"Estamos partindo para uma nova etapa, depois da Copa América", explicou Mano, que chegou a comentar a convocação de alguns novatos. "Já havia sinalizado em relação ao Dedé, que vem jogando muito bem desde o ano passado. O Luiz Gustavo é canhoto, vem se destacando no futebol alemão. Estava no Hoffenheim, foi contratado pelo Bayern e fez uma grande Liga dos Campeões na última temporada. Tem uma característica de sair jogando bem pelos lados do campo."
No caso de Jonas, Mano admitiu que busca uma solução para os problemas no ataque da seleção, que não foi bem na Copa América. "O Jonas foi convocado porque precisamos melhorar esse setor na seleção, de aproximação final no ataque. Na Copa América, tivemos condição de criar as jogadas, mas precisamos melhorar esse setor ofensivo. Tentamos Fred e Pato juntos, uma nova situação, mas não é a que eu quero. Quero um homem que tenha capacidade de jogar centralizado, mas não enfiado entre os zagueiros, e o Jonas tem essa capacidade", contou.
Enquanto isso, Ralf ganhou uma chance porque o também volante Sandro, do Tottenham, precisou passar por uma cirurgia, após sofrer lesão durante a disputa da Copa América, e ficará três meses longe dos gramados. Além disso, Lucas Leiva, titular absoluto da seleção na posição, ainda é dúvida para o amistoso contra a Alemanha. Ele foi convocado, mas a CBF espera uma confirmação da Fifa para saber se o jogador terá que cumprir suspensão pela expulsão no jogo contra o Paraguai - a pena pode ser válida apenas para a próxima competição oficial, que seria a Copa das Confederações de 2013.
"A questão do Lucas está em aberto, precisamos do posicionamento final e perdemos o Sandro, que era o outro jogador para posição. Sei do potencial do Ralf, da capacidade dele e, por isso, foi convocado", revelou Mano, que já trabalhou com o volante na época em que era o treinador do Corinthians.
Confira a lista de convocados da seleção brasileira:
Goleiros - Julio Cesar (Inter de Milão) e Victor (Grêmio)
Laterais - Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Inter de Milão) e André Santos (Fenerbahçe)
Zagueiros - David Luiz (Chelsea), Lúcio (Inter de Milão), Dedé (Vasco) e Thiago Silva (Milan)
Volantes - Lucas Leiva (Liverpool), Ramires (Chelsea), Ralf (Corinthians), Elias (Atlético de Madrid) e Luiz Gustavo (Bayern de Munique)
Meias - Lucas (São Paulo), Paulo Henrique Ganso (Santos), Fernandinho (Shakhtar Donetsk) e Renato Augusto (Bayer Leverkusen)
Atacantes - Robinho (Milan), Neymar (Santos), Fred (Fluminense), Alexandre Pato (Milan) e Jonas (Valencia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário