20 de abril de 2011

Educação desenvolve 5º módulo do Escola Ativa para professores do campo

A secretaria municipal de Educação está desenvolvendo neste mês de abril, o 5º módulo do Escola Ativa, curso de capacitação para os professores do campo, que teve início em 2009 e deve terminar em maio deste ano. O 5º módulo, que tem como tema Gestão Educacional do Campo, teve sua segunda aula ministrada nesta terça-feira. Cada etapa tem carga horária de 40h, divididas em cinco aulas de 8h, cada.
O programa visa melhorar a qualidade do desempenho escolar dos alunos do campo, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, cerca de 30 professores que atuam nas unidades do Centro Rural Tequinha Farias estão participando do curso.
Segundo a coordenadora do programa e professora multiplicadora, Josélia Cardoso de Melo (Boba) o Escola Ativa leva conhecimento de forma que os professores se sentem estimulados em participar da capacitação. “Todos os professores do campo estão estimulados, pois é uma capacitação muito interessante para ampliar seus conhecimentos”, ressaltou.
Neste 5º módulo, os professores estão desenvolvendo trabalhos de como melhor gerir as unidades de ensino do campo, para obter bons resultados, principalmente na aprendizagem do aluno.
Com carga horária total de 240 horas, o curso é dividido em seis módulos: o 1º módulo teve como tema metodologia do programa, o 2º alfabetização e letramento, o 3º módulo introdução à educação no campo, o 4º práticas pedagógicas a educação no campo, o 5ª Gestão Educacional do Campo.
A capacitação deve ser encerrada em maio com o sexto módulo que traz como tema Tecnologia na Educação do Campo, onde os professores trabalharão a melhor forma de inserir os alunos na era digital. Para dar um melhor assessoramento as escolas ao final do curso, 10 unidades do Centro Rural receberão cada uma cinco computadores e uma impressora através do programa PROINFO Escola Ativa. Esses computadores devem ser entregues até o meio do ano e darão suporte aos alunos da zona rural em sua aprendizagem digital.
O Programa Escola Ativa foi implantado no município de Santa Cruz no ano de 2009. No Brasil, ele já tem mais de 13 anos de implementação. Nesse período, mais de 13 mil escolas já foram atendidas, só no município de Santa Cruz, 21 escolas fazem parte do programa, o que representa, segundo os educadores, um salto na qualidade da educação do campo.

Fonte Rádio Santa Cruz AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário